quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

No ônibus...

Estava voltando pra casa.
Brava por ter saido muito tarde do serviço, ter perdido meu ônibus e ter que pegar outro, que dá mil e uma voltas antes de parar duas esquinas antes da minha casa.

Entro e o ônibus estava lotado! Tudo para ajudar!
Só havia um lugar vazio e estava em pé uma senhora com os seus 57 anos. Não achei justo sentar e vê-la lá, em pé, então me encostei e fiquei ali a olhando...
Parecia que tinha medo de todas as pessoas de dentro do ônibus, dos jovens sentados no fundão, da musica dos celulares.

Logo surgiu um banco com dois lugares. Me sentei e esperei que ela sentasse do meu lado. Nada.
A cuirosidade me fez ate esquecer a raiva!
Não resisti e convidei ela a sentar... Depois de uma meia relutância dela, veio e se sentou.

Puxei assunto. Perguntei por que ela não queria se sentar.
Me disse que tinha ficado sentada na oração e estava esticando as pernas.
Achei que era uma daquelas senhoras aposentadas, que vão a missa e depois voltam tranquilas para casa..
Continuei falando com ela e qual não foi a minha surpresa.
Primeiro ela me disse que trabalhava como secretária do lar numa casa, no centro da cidade.

Uma senhora daquela idade aguentando a rotina de lavar, passar e cozinhar? Ela não deveria estar descansando? Mas havia mais.

Esta senhora me contou que sai todos os dias da sua casa, perto da minha, as sete horas da manhã. E caminha.. Por 40 minutos até o centro da cidade, debaixo do sol escaldante que reina aqui. Chega no serviço e lá trabalha até as seis da tarde.
E quando sai vai á igreja.Fica lá ate as 21:30 da noite e volta pra casa.

E ela sorria ao me contar tudo isso. Não parecia cansada, nem de mau humor. Pelo contrário.
Ela desceu do ônibus e senti vergonha de mim.

De todas as vezes que fiquei de mau humor por pouca coisa, por todas as vezes que usei o cansaço para não ir na igreja, ou ate mesmo para orar.
De todas as vezes que achei cansativo pegar o ônibus lotado. E de todas as vezes que reclamei...

Cheguei em casa animada. Lavei louça, falei com os amigos. Não fui direto pra cama.
E aprendi uma lição com aquela senhora.

Que bom que peguei aquele ônibus lotado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário