sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Os novos meios de amar.

A primeira coisa que faço ao chegar em casa: Ligo o computador e vou fazer outras coisas.
Quando volto ele está lá, ligado, ja conectado a tudo. E a todos.
Olho no MSN.
Há ali várias pessoas conhecidas, com quem falo quase que diariamente, com quem saio nos finais de semana.
Mas há também ali pessoas que eu nunca toquei. Que nunca estive frente a frente.

O que é engraçado é que, estas pessoas são tão queridas quanto as outras.

Como pode, o ser humano amar pessoas que nunca tocou, que nunca conviveu fisicamente?

Uma coisa é ir na escola/trabalho, achar pessoas que temos afinidades. Vamos conhecendo, brincando, trocando idéias. Conhecemos pai, mãe, tia. Vemos suas ações com os professores, alunos, colegas de trabalho, chefes. E neste processo vamos gostando, nos aproximando e ai, se formam as amizades.

Pelo menos eu achava que este era o caminho natural das coisas.

Mas e quando se esta sozinho, na madrugada e alguem lhe pergunta; "oi...Quer tc?"
E quando se passa horas falando com uma pessoa, não tendo visto mais do que uma foto, não ter ouvido a voz?
E quando você não conhece nada da pessoa além das palavras que ela escreve? Por que, ainda assim o coração humano é capaz de amar?

Quando entro no MSN, leio o subnick das pessoas. O sub hoje em dia é quase uma plaquinha que colocamos na nossa frente, indicando como estamos.
E ali esta o sub daquela pessoa tão conhecida e desconhecida ao mesmo tempo. Tão estranhamente amada.

Ele/a esta triste. E como se fosse alguem que esta ali do meu lado, eu corro para saber o que esta acontecendo.
Eu choro junto á uma tela e algumas palavras, mas é como se eu pudesse tocar alguém.Consolar alguem.

Eu passo noites inteiras falando com alguém, durmo e quando acordo, não sei bem se aquilo foi real, apesar de estar vivo na minha mente e presente no meu coração.
E não estou falando aqui apenas de namoros virtuais. Falo de amizades..

No mundo de hoje, protegidos por uma tela de computador, é como se nos despissemos. Não precisamos fingir, simplesmente porque a outra pessoa não pode correr para contar o que fazemos pros nossos pais ou para nossos amigos. Ou para a sociedade.
Não precisamos nem mesmo de um nome verdadeiro para nos apresentar para alguem.

Chega a ser irônico! Só somos nós mesmo quando podemos nos esconder atraves de uma máscara!

E ai, em meio a madrugada, mostramos um lado nosso que ninguem conhece para um...Desconhecido! E que vinculo forte este monte de fios e cabos podem criar!

Interligados á alguem que nem mesmo podemos afirmar que sabemos o nome real. A fisonomia real. Mais que já faz tanta diferença.

E isso me faz pensar outra coisa: Quanto um coração pode amar? E de que formas? O que é preciso para despertar amor, afeição,carinho? Menos que um olhar? Menos que um timbre de voz? Convivência?

É o coração não um orgão, mais um músculo super elástico, capaz de amar tudo que possa alcançar?

E isso me faz pensar ainda mais. Num mundo onde a violência impera, o amor se mostra capaz de se abrir num leque de mil formas. um leque que não precisa mais que um simples movimento para fazer brisa...Então por que ainda existe preconceito? Por que não vemos além das máscaras? Das mesmas máscaras que usamos para nos mostrar verdadeiramente ou para nos esconder?

Não sei. Mais me instiga esse sentimento misterioso. Será que as formas de se mostrar, sempre inovando, sempre acompanhando as modernidades, é um sinal de que, sempre, podemos nos superar e amar ainda mais?

Eu espero que sim. Mesmo que for através de algo gélido como a tela de um pc.

4 comentários:

  1. Isso é incrivel. Nã sei quem foi o autor mas vi uma frase em que diz: "Ninguem pode amar aquilo que não se conhece."
    E é verdade, há sempre uma pessoa especial em que você espera entrar no MSN pra poder falar, aquela em que você trocaria todos os seus 1000 contatos só para ela está online, ou aquela em que você revela todos os seus segredos sem mesmo conhecer.
    A forma em que amamos essas pessoas, mesmo que nunca as tenha visto pessoalmente, mas o amor não liga para isso, o amor é puro, e ele encontra várias formas de poder amar, mesmo sem nenhuma vez ter visto, tocado, escutado, mas pelo fato de saber que aquele pessoa gosta de você.

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, super verdadeiro, e bom de ler!
    -
    http://lollyoliver.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. já passei muito por isso... tenho MUITAS amizades só pela internet... Algumas ja realizei o prazer de conhecer pessoalmente, mas é estranho, porque pela internet é outra coisa... muito mais natural! Não sei explica, só sei que em algumas partes da minha vida tenho vontade de conversar ou até desabafar, quem sabe apenas só jogar conversa fora, com pessoas que... definitivamente, não tenham nada a ver com o que sou ou deixo de ser... ahuahuahua gostei do tema, parabéns :D

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal! Fico feliz que gostaram do meu texto.

    É incrivel como a gente acha pessoas que sentem o mesmo que a gente. (e eu achando que era a única louca amando ou tendo otimas amizades com pessoas desconhecidas via MSN! XD)

    Bom, não conheci ninguem dos meus amigos virtuais pessoalmente ainda, mas são sentimentos tão sinceros que eu nem sei se faria alguma diferença..Ou não!
    Enfim.. Valeu pelos comentários pessoal.
    Beijos!

    ResponderExcluir