terça-feira, 4 de outubro de 2011

Dia da Natureza


Hoje, dia 4 de Outubro, é comemorado o dia da natureza. Muita gente não sabe obviamente. Se fosse carnaval.....

Amazônia ( Foto: LeoFFreitas )
Pois bem, o Blog do Charles resolveu fazer uma entrevista com uma paisagista sobre o meio ambiente, sobre o que precisamos fazer para preservá-lo.

Para entrevista, foi convidada Isabela Conrado, dona da ConradoPaisagismo, localizada em Salvador-BA.

Confiram a entrevista abaixo.


BDC = Blog do Charless
IC = Isabela Conrado


BDC: Hoje, dia 4 de Outubro é o dia da Natureza.  O que a natureza representa em sua vida?

IC: A vida não seria possível sem a natureza. E não estou falando das paisagens bonitas,  mas, estou me referindo a que TUDO que temos, que tocamos e vemos é matéria modificada ou não proveniente da natureza. 


BDC: Nos dias atuais, a natureza vem sofrendo as ações do homem, por causa do desenvolvimento acelerado. No seu ponto de vista é possível, ter o mesmo desenvolvimento atual, sem agredir o meio ambiente?

IC: Sim. Os estudos de processos sustentáveis estão acelerados. Cabe ao produtor e ao consumidor também consumirem de forma responsável e sem desperdícios.


BDC: Vários estados estão investindo em energia eólica como uma segunda opção para, abastecer lares e indústrias. O que você acha da energia eólica?

IC: Energia limpa e eficaz. Nosso país tem recursos de sobra: vento, sol, não nos faltam atributos para investir em energia limpa e sem danos a natureza.


BDC: O Brasil é um país onde o sol brilha em todos os meses do ano. Por que você que se investe tão pouco em energia solar?

IC: Burrice.Falta de vontade política. A energia solar ainda é muito cara e a eólica idem. Mas o q falta mesmo são incentivos do governo que fizessem o empresário se interessar pelo assunto.

BDC: No Brasil atualmente muito se fala da usina hidrelétrica de Belo Monte. É uma forma de energia não poluente, mas que vai afetar diversos ecossistemas. O que você pensa a respeito?

IC: O preço é muito alto. Teremos danos ambientais irreversíveis, povos indígenas relocados e uma área absurda será inundada. Sem entrar no mérito de trabalho forçado, semi-escravo (fonte não oficial) e que agredirão e muito, a natureza.

BDC: Você acredita que é possível o homem mudar a mentalidade dele, e passar a preservar mais o meio ambiente?

IC: Se é possível, eu não sei. Mas que é necessário, isso sim! acredito que só haverá alguma mudança quando algo de muito sério ocorrer. A natureza vem dando sinais de que algo não anda bem mas o homem custa a enxergar. Terremotos, tsunamis, furacões...nada disso era comum ha 20 anos. Alguma coisa vem por ai...

Um comentário:

  1. Realmente, eu não sabia que hoje era o dia da natureza e acho que muita gente tbm n sabia! e como vc disse "se fosse carnaval"...
    infelizmente com o consumismo não tem mais volta =/
    seguindo
    http://seriesbooksmovies.blogspot.com/

    ResponderExcluir