sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Novo Enem 2011


Amanhã e Domingo acontece pela terceira vez o Novo Enem. Criado no governo Lula, o Novo Enem é a porta de entrada para a maioria das universidades federais brasileiras. Apesar de já ter passado no curso de Medicina (Faço 1º semestre na UnP), vou fazer a prova. Afinal, faculdade pública é menos dor no Bolso.

Estou indo à Bahia para realizar a prova. Vou fazê-la na minha cidade: Remanso-Ba. Nessa mesma cidade, ano passado, houve vazamento da prova comprovado pela Polícia Federal. Como o nosso ministro não teve pulso firme, as provas não foram canceladas. Devo dizer a vocês que o rapaz envolvido na fraude é meu primo de 3º grau e tanto ele quanto a família se arrependeram da "cagada" que fizeram. Na verdade, quero chegar na seguinte questão: O Enem tem dado certo?

Desde que se tornou exame de principal acesso as instituições de ensino superior, o Enem tem passado por alguns problemas que causam descrença e temor entre estudantes. O primeiro problema foi o furto de provas ocorrida em 2009, que fez com que fosse remarcado para mais adiante. Posteriormente, o gabarito da prova foi divulgado com erros.

Em 2010, vazaram informações sigilosas e pessoais de inscritos do Enem na Internet. Imediatamente após a realização do ENEM 2010, uma série de erros em um dos cadernos de provas, culminou a Justiça do Ceará a suspender os exames em todo o território nacional. Com o Ministério querendo reaplicar a prova para todos os prejudicados, a Justiça alegou que novas provas apenas para os que usaram os cadernos incorretos poderia prejudicar todos os outros inscritos no exame. Por causa de todo este imbróglio, certas instituições de ensino desistiram de usar o Enem como parte de sua nota. O Ministro da Educação declarou que uma segunda prova seria aplicada aos alunos prejudicados pelos erros de impressão verificados em 0,3% das 10 milhões de provas impressas – erros que foram admitidos pela gráfica responsável, a RR Donnelley – a maior empresa gráfica do mundo. Dos 33 mil cadernos com erro, 21 mil foram efetivamente distribuídos. A RR Donneley considera que esse índice de falha está dentro da margem de erro admitida para esse tipo de processo industrial. As novas provas do Enem foram aplicadas na primeira quinzena de dezembro.

Chega a vez de 2011. Esperar pra saber. Torço e espero que der certo! A fórmula é ideal, na minha opinião, para transformar o país em um Estado mais justo. Esse é um metódo que da chances a todos. Embora a prova seja longa e cansativa, praticamente todas as respostas estão nos textos, o que facilita a sua resolução. Vamos ver se esse ano consigo uma nota maior. Boa Sorte a Todos que forem Fazer ;) E que não tenha problemas nessa prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário