quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Deveres e restrições ao menor

Adolescentes no Brasil, a partir de 16 anos, podem votar.
Mas porque esses mesmos adolescentes que podem votar, não pagar por crimes como adultos? Porque esses mesmos adolescentes que podem votar, não podem dirigir como nos EUA?
Não me venham falar que adolescentes são irresponsáveis, porque responsabilidade não se mede por idade. Tem muito adolescente por ai, mais responsável que muito adulto.

Um projeto de Lei 1156/07, do deputado Sérgio Barradas Carneiro ( PT-BA ), autoriza os maiores de 16 anos de idade a dirigirem. Mesmo se aprovado, os adolescentes precisarão da autorização dos pais, e só poderão trafegar por vias urbanas, e seus carros serem sinalizados ( Porque? Tem alguém diferente no volante pra precisar sinalizar? ( Isso geraria provocações de metidos a “melhores em tudo”) .

Outros projetos como esses já foram colocados em discussão. Mas porque nunca foram aprovados? Fica a pergunta.


Outro ponto importante, é a respeito de adolescentes que cometem crimes. Porque não podem ser punidos como adultos, se os mesmos agem como adultos?
Pra mim, quem é normal, a partir de 14 anos já sabe muito bem, o que é certo e o que é errado. Ninguém nesse mundo atual, onde temos tv, e Internet ao alcance de todos, é ingênuo para não saber que matar é errado, roubar é errado.

Porque só podem votar? Porque não podem assumir outras responsabilidades? Está na hora do Brasil mudar isso.
Evoluir. Essa é a palavra.

2 comentários:

  1. Na Inglaterra ou Alemanha, não me lembro, as pessoas passam a ser maior de idade com 11 anos. Mas só podem dirigir aos 16 e beber aos 20, acho que seria uma boa ideia essa lei para o Brasil.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou estudando sobre a adolescência na faculdade, só tive 3 aulas até agora, mas num texto falou que no EUA os jovens podem dirigir com 16 anos, porém sozinhos, por que muitos jovens juntos aumenta propabilidade de quebrar regras.

    ResponderExcluir