sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Trânsito nas grandes capitais

 Hoje em dia não há quem diga que vai sair de casa tal hora e vai chegar no trabalho, tal hora. Tudo pode acontecer.

 Todos os dias milhares de pessoas ficam presas horas nos congestionamentos das grandes cidades.
São vários os motivos dos congestionamentos, acidentes, obras, sinais defeituosos...enfim, uma série de coisas que atrasam a vida de todo mundo.

 Em muitos países, principalmente na Europa, as pessoas trocam os carros, pelo transporte urbano ( trêm, metrô, ônibus, VLT ). São serviços de ótima qualidade, que não atrapalham a vida dos europeus.

 Já no Brasil, o problema é grave, já que cidade alguma dispõe de um serviço à nível, Europeu. Os melhores serviços de transportes no Brasil, ficam em Curitiba-Pr, e São Paulo-Sp.
Mesmo assim ainda são muito deficientes, precisam de muitas melhorias na qualidade, para que os usuários deixem de usar os carros, e passem a usar o serviço público.


 Um dos piores sistemas de transportes no Brasil, na minha opinião fica em Salvador-ba.
Apesar da frota soteropolitana contar em sua maioria com ônibus novos, eles são em grande parte, pequenos, e desconfortáveis, e não suprem a demanda das linhas, para uma população que paga R$2,30. Salvador ainda não dispõe de veículos que deêm conforto aos usuários, como ar condicionado, já que moramos em uma terra quente, ao menos que você pague mais e use um carro Executivo. Muitos ônibus de Salvador também não dispõe de bancos acolchoados, que melhoram o conforto dentro do coletivo. São fatos desse tipo que no meu ver, fazem Salvador, ter um dos piores sistemas de transportes do Brasil
 Salvador não dispõe ainda do metrô que está em fase de testes, e previsão para funcionamento no início de 2011.
 Outro ponto negativo em Salvador, são os trens que servem ao subúrbio ferroviário, além de contar com apenas 1 linha de trêm, os trens são sucateados ou reformados. Trens que foram fabricados no Japão em 1958, e serviram em São Paulo por milhares de anos, hoje, rodam em Salvador reformados, como se fossem novos ( como anunciou a prefeitura na época da compra ).


 A copa do mundo 2014 trará para as cidades-sedes melhorias, nas vias e no transporte público.
 Assim como as outras capitais, Salvador tem projetos, para 2014. O mais falado, é o do BRT ( Bus Rapid Transit ), que consiste em corredores nas grandes vias, para veículos, articulados e bi-articulados. Serão veículos que proporcionarão conforto aos usuários, fazendo com que as pessoas escolham o transporte público para ir trabalhar, passear..enfim, com isso, os congestionamentos diminuirão significadamente.

Um comentário:

  1. Salvador não tem Sistema de Transporte Publico...ela tem umas empresas de onibus q nos prestam um pessimo serviço e cobram caro por isso...o metro é piada! nao vai desafogar as grandes avenidas ja q liga "Nao sei aonde" a "Canto Nenhum"! e será bem mais caro q o onibus!
    Eu nao gosto de dirigir e o transito de SSA é bizarro!! gente mal educada, ignorante das leis de transito, ruas mal sinalizadas e esburacadas, comercio em área residencial, restaurante sem vagas pros clientes, etc...um verdadeiro CAOS!!! mas mesmo assim eu gosto muito de morar aqui...rsrs...queria poder usar uma bicicleta como meio de locomoção. Ô sonho...

    ResponderExcluir