sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Anime é ou não é coisa de criança?

“Os que quebram as regras, são considerados lixo; mas, os que abandonam seus amigos, são piores que lixo."
-Uchiha Óbito para Kakashi- Naruto

Primeira postagem e resolvi escrever sobre algo que eu gosto muito. Algo que não somente me divirta, mas que também me faça pensar:Anime!
Para quem não sabe, anime é um desenho geralmente produzido no Japão e com características bem marcantes em seus traços, como olhos grandes e expressivos. Um exemplo de anime é o conhecido Pokémon, que fez muito sucesso nos anos 90 e faz ate hoje, sendo ainda exibido em certos canais, ou Naruto que hoje em dia é febre no país todo.

Mas uma coisa que eu sempre escuto e sempre vejo em fóruns sobre o assunto é: Anime é ou não é coisa de criança?

É uma discussão enorme sobre o assunto e o que eu acho é: Sim. Anime é coisa de criança. Mas também é coisa de adolescente e adulto que se diverte e admira histórias bem criadas, com enredos surpreendentes e temas fora do comum.

Se tivesse um filho hoje, adoraria que ele assistisse esse tipo de desenho, porque na maioria das vezes, (eu disse na maioria das vezes. Não há unanimidade em nenhum assunto) diferentemente das animações normais, os animes trazem lições a serem aprendidas, mais do que pancadarias ou dependências.

Peguemos Naruto como exemplo.

Não há super heróis e apesar de haverem milhares de jutsus e outras coisas, o personagem principal é um menino rejeitado, sem habilidade nenhuma, com um único sonho. E como ele rala para ser alguma coisa naquele anime, meu Deus!

O que eu quero dizer é: Anime é para todas as idades, e há neles mais do que desenhos e rabiscos. Mais do que chutes e socos. Há lições. E se eles contêm este tipo de coisa, então não importa se pessoas com 5, 10, 20, 40 ou 70 anos assistem. O que importa é que eles contribuem ao menos um pouquinho para formar opiniões e conceitos melhores e não idéias deturpadas, que fazem pensar que sempre vai ter algum super herói a espreita, para salvar-nos de possíveis ameças alienígenas!


6 comentários:

  1. Adoro animes, principalmente Dragon Ball, Ynu-yasha, cavaleiros do zodíaco, entre outros. Anime não é só coisa de criança, mas de adultos também. Tanto que existem animes para maiores de 21 anos que são eróticos. Animes são para qualquer idade, só depende do gosto de cada pelas estorias.

    ResponderExcluir
  2. Pode ser algo feito para uma faixa etária sabe, mas se eu e outras pessoas mais velhas gostam, então não vai fazer muita diferença pra quem é ou pra quem deixa de ser.

    Concordo que trazem algumas coisas boas, algum senso de justiça e tal. Estou assistindo o Fullmetal Alchemist Brotherhood agora e realmente algumas coisas são bem interessantes, alguns valores.

    Naruto não é bem assim sem habilidade nenhuma, por que primeiro olha de quem ele é filho e depois, como disse aquele cara descendente do primeiro hokage, ele consegue controlar a kyuubi, tipo, ele tem poder pra isso, ou está propenso, não é exatamente um zé ninguém. aheuhaeuhaeuhaueh

    bem vinda ao clube =D

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de anime, quem fala que é coisa de criança é porque não conhece a grande variedade de animes que existe, não vejo Death Note como um anime de criança.
    acho que tem animes para todos os gostos e idades

    ResponderExcluir
  4. Ah Morbeck...
    Naruto é um total sem noção e se não fosse pela força de vontade dele... Pelo amor!XD
    Prazer estar aqui!^^
    Valeu pelos comentários pessoal!!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o seu post!=)
    O que eu gosto em Naruto é que não adianta ter mil jutsus ou ter mais força, se você não souber o que fazer com eles, vai se dar mal. Só é forte aquele que pensa no que faz. E também de suas lições morais.
    E anime não é coisa de criança! Imagina, se fosse assim as crianças estariam vendo Elfen Lied!0-0

    ResponderExcluir
  6. Oie...olá! Boa noite! ótima matéria, agradeço por postar aqui e dividir opiniões com outro internautas Já postei minha opinião em vários outros sites, mas faço questão de deixar aqui um pouco da minha também novamente. Minha resposta é: não é só para crianças; têm uns q são(como Pokémon...) e outros q não( como os q acima disseram elfen, Gungrave,....). Tenho 25 anos e ainda assisto, pois sei o q faço, já entrei na fase adulta e deveria dar um rumo na minha vida, mas continuei com os animes, pois eles são um bom hobbie e q influenciou minha vida para melhor também, e vejo a vida mais bonita ainda como ela sempre foi!(passei a valorizar a vida mais ainda!!). A vida q Deus nos deu é maravilhosa!Muitos amigos meus pararam de assistir(por não terem tempo ou achar q é criancice),mas eu continuei pois sei do q estou fazendo: pesquisei e investiguei na internet sites como este daqui, q alegam q animes não são somente para crianças, e isso já vinha confirmar minha idéia sobre o tema.

    ResponderExcluir