sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Preconceito contra nordestinos II

Devido, alguns acontecimentos dessa semana, resolvi, re-postar este texto, que fala muito bem sobre o que ocorreu no Twitter de uma universitária paulista, onde ela diz:

Nordestino não é gente. Faça um favor a SP, mate um nordestino afogado! “

A indignação da estudante, é a respeito do resultado das eleições, onde a mesma afirma que a candidata Dilma Rousseff, teria sido eleita por culpa dos nordestinos.

Quem vê televisão ou acessa internet logo vê que o comentário não passa de um preconceito sem fundamento, já que os meios de comunicação afirmaram que mesmo que o candidato José Serra tivesse unanimidade no norte/nordeste, teria perdido a eleição, para Dilma.



É uma coisa comum. Um ato infeliz, mas comum.
Muitos nordestinos sofrem algum tipo de preconceito quando vão para o SUL/Sudestes, em busca de emprego, ou até morar mesmo.
As pessoas são discriminadas de várias maneiras, desde a recusa à um emprego, até ofensas verbais.
Existem também, “girias” populares, em São Paulo por exemplo, é comum chamar uma pessoa preguiçosa de Baiano.

Mas será que o povo nordestino tem algum problema? Eu acho que não. Pelo contrario. O povo que chama os nordestinos de burros, cabeças-chata, comedores de de farinha....etc, elegeram TIRIRICA com mais de UM MILHÃO de votos! Pode uma coisa dessa? Eles colocaram em Brasília um cara CEARENSE, que aparentemente não sabe escrever, e que não sabe nada de política!

Outra coisa curiosa, um dia desses passeando pela net, vi uma reportagem dizendo que estava faltando mão-de-obra QUALIFICADA em São Paulo, para as construções civís. O povo de São Paulo não sabe construir? Depende dos nordestinos! Quem construiu São Paulo foram eles.


Claro que não são todos os paulistas que cometem tais absurdos. Mas uma parte generosa da população infelizmente ainda comete esse tipo de ato.

2 comentários:

  1. É incrivel como ainda pode existir preconceito nos tempos de hoje. Mais incrivel ainda como justamente as pessoas que tem mais acesso a informação, pessoas que poderiamos chamar de esclarecidas socialmente, pessoas com diplomas e até que se se prove o contrário, aptas a defender seus compatriotas, são as primeiras a julgar, ferir e xingar sem o mínimo critério!
    Mesmo feita de maneira irracional como muitos alegaram depois das duras críticas sofridas, é inaceitável! E confesso que, vivendo no sudeste, sinto vergonha pelos que agiram dessa forma.
    É claro que este não é um fato isolado, mas apoio a idéia de que cada vez que o fato se repetir, é preciso reclamar e fico feliz que o dono do blog tenha repostado este texto e chamado atenção a mais uma coisa absurda que acontece. Lamentável a ação preconceituosa dessas pessoas, mas admiravel a iniciativa de postar mais um texto alertando sobre estes acontecimentos.

    ResponderExcluir
  2. E um "ser" como esse ainda entra numa faculdade de Direito!!!
    Tomara mesmo que essa garota não seja mais jurista nem aqui nem no resto do mundo. (até porque esse caso já tem repercussão internacional)

    O que me impressiona é que esses "paulistinhas" se acham intelectuais, e só porque tem o seu estado como maior economia do pais. (detalhe que a maioria dos investimentos que levaram SP a ser o que é hoje,não foram feitos por eles)

    E pára pra dizer que na Bahia só tem preguiçoso...
    Como é então que na Bahia só tem preguiçoso e é uma das maiores economias do pais?
    É MUITA IGNORÂNCIA!!!

    Ressalvando que,graças a Deus, não são todos os paulistas que tem pensamentos tão ignorantes, e/ou se expressam repudiavelmente como essa Mayara.

    Espero que esse caso não fique impune!
    Para que comentarios como estes não se tornem casuais.
    Imagina só a guerra civil entre Sul e Nordeste? Isso é retroagir a época das "revoltas".

    enfim..
    VLW MEU TIO POR TER ABORDADO ESTE ASSUNTO NO SEU BLOG!
    Iniciativas como estas só tem a acrescentar positivamente no país

    ResponderExcluir