quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Paixão Nacional

“Posso morrer pelo meu time

Se ele perder, que dor, imenso crime!

Posso chorar, se ele não ganhar

Mas se ele ganha, não adianta

Não há garganta que não pare de berrar!!”

Skank – É uma partida de futebol

Ultima rodada do brasileirão e há quem morreu na fila atrás de ingressos para a partida do Fluminense, candidato ao título. Fico intrigada quando meus pensamentos se voltam pro futebol no Brasil. Realmente é a paixão nacional. É emocionante ver as torcidas, o choro, o grito, o roer das unhas, a explosão de felicidade. Uma única partida causa todas as emoções possíveis em coisa de 90 minutos! Um teste para cardíacos e para os nervos que muitos torcedores, infelizmente não conseguem controlar. Que contraste! De um lado paixão, de outro violência. De um lado comprometimento e do outro descaso. Como pode uma pessoa morrer numa fila para comprar ingressos? Como podem pessoas esperarem horas para depois saberem que sua insistência foi em vão? Total descaso diante o torcedor que vibra, que chora, que grita. Que leva o time adianta, que paga para ver.



As partidas não seriam as mesmas se não fossem o show das torcidas, o décimo terceiro jogador das arquibancadas. Mas às vezes os dirigentes parecem esquecer para que e por que os times existem, qual o objetivo maior. Bom senhores, pode ser que falem que mulher não entende de futebol, mas ninguém questiona quando se trata de entende pessoas. E como mulher eu digo o que observo. O futebol é voltado para as pessoas. Feito para elas, que dedicam parte do seu tempo, do seu dinheiro e da sua paixão a um time. E não acho justo o clube não tratar ao menos com respeito quem, na verdade é sua razão de existir.



Problemas a parte, domingo é a final.. Alguns vão sair em passeata, outros vão chorar pelo rebaixamento e juntar esperanças para voltar à série A. Eu tenho certeza que não vou estar na passeata. Talvez com um pezinho perto do rebaixamento... Fazer o que? Estar numa das maiores torcidas do Brasil não é fácil né?
FLAMENGOOOOO!!! *Paixão Rubro Negra*

E ai de quem falar mal!

Um comentário:

  1. Sou Corinthiana, amo meu time, e nao tem nada nesse mundo que me faça mudar! Eu quero que seja campeao, mas se nao for LIBERTADORES, yeah!

    ResponderExcluir