segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Um livro.... "A Odalisca e o Elefante"

Quando conheço alguém, logo esta pessoa me pergunta do que gosto.
Uma das minhas primeiras respostas é: De ler!
E claro, sempre me perguntam meu livro preferido.

Não sei, mas a maioria se surpreende ao ouvir o título: "A ODALISCA E O ELEFANTE".
Acho que esperavam qualquer outro, menos este, se é que conhecem.
E por isso, vou falar um pouco sobre ele.

A Odalisca e o Elefante não é um livro para qualquer pessoa.
Ele é diferente. As palavras o são, apesar de serem muito conhecidas. A autora brinca no livro, usando trechos de músicas e até mesmo pedaços e citações de outras histórias, como as de Shakespeare e as de Sherazarde...

Conta a histótia, realmente, de uma Odalisca e de um Elefante que se descobrem almas gêmeas. E assim que se descobrem, vão relembrando cada uma de suas incrivéis histórias de amor.

É um daqueles livros gostosos de ler... História de amor com pitadas de humor, leve, mesmo contando mais de dez cenas amorosas passadas em vários tempos diferentes.
Uma história que passeia entre o passado e o presente. Entre o conto de fadas e a realidade...

Podem achar que é um livro infantil. Mas ele é mais que isso. É uma poesia em prosa, um sonho em papel..
E o fim nos faz pensar.
Nossa imaginação pode inventar o que aconteceu com a Odalisca e com o Elefante e seu passeio infinito...

Um dos Trechos Preferidos:

"Hati despertou com frio, sob o sol do meio dia. A saudade como um punhal. Sentia falta de alguém que não conhecia, alguém proibido,alguém que talvez não reconhecesse. Alguém que sempre estivera ao seu lado, por quem morreria. Este era o segundo sonho."



Que me chamem de romântica, de misteriosa, de sonhadora. De boba. Mas eu recomendo este livro, como um dos mais doces textos a serem guardados na memória...

Outros trechos que adoro!:

"...vocês vão se esbarrar sem poder se encontrar, vão se encontrar sem poder se amar, vão se amar sem poder durar. Sempre alguém ou alguma coisa virá atrapalhar, um detalhe absurdo e essencial que muda tudo e contra o qual não se pode lutar.."

"... Não podiamos viver afastados, nem morrer separados....
-...pois, separados, não era vida nem morte, apenas morte em vida..."





Para quem tiver interesse:
A ODALISCA E O ELEFANTE
Autora: Pauline Alphen
Ano:1998
Editora:Companhia das Letras

2 comentários:

  1. Também gosto muito desse livro... e é um de meus preferidos quando o assunto é amor.
    Gostei de suas palavras.
    Um abra;o e seja feliz.
    tina oliveira - ribeirao preto

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro na adolescencia na biblioteca da escola e me apaixonei. Queria leva-lo pra mim. Li repetidas vezes durante o tempo que permaneci na escola. Nunca soube de alguem q tb gostasse dele. Fiquei feliz d ler esse post. A segunda citacao do livro eh a minha favorita.
    Obrigada por ter me feito relembrar esse encanto de livro. Vou procurar ele na internet pra comprar pra mim. bjos

    ResponderExcluir