quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Meus erros me farão forte....

Há uma música que adoro, que me fez sentir bem nas piores situações. E isto me fez pensar certas coisas que gostaria de dividir. Right To Be Wrong - Joss Stone

Sábios são aqueles que aprendem com os erros dos outros.
Porém, acho que todos nós ja chegamos a conclusão que não há muitos sábios na face da terra ultimamente e que todos estamos nos aperfeiçoando a cada dia.

Muitas pessoas tentam nos alertar sobre ações que podem nos fazer arrepender. Pais, amigos, professores.
E confesso. Nunca vi tais conselhos funcionarem, simplesmente porque há uma coisa que eu acho comum a todos seres humanos. A curiosidade.

Como podemos ter certeza que será um erro, se não virmos por nós mesmos?

"Você tem direito a sua opinião
Mas é realmente minha decisão
Eu não posso retornar, estou numa missão
Se você se importa, não ofusque minha visão
Me deixe ser tudo o que posso ser
Não me desmotive com negatividade
Qualquer coisa lá fora que está esperando por mim
E eu estou indo disposta a enfrentar"


E eu acho esta curiosidade boa. Claro, conselhos são ótimos, mas acho ainda melhor estar livre para errar sozinha, e aprender. Afinal, no que consistiria a vida, se apenas fossemos observadores? Onde estaria a graça?
Realmente aprenderiamos se vissemos tudo como se estivessemos numa redoma de vidro?
E mais.. Nossos erros realmente podem nos ofuscar para sempre?
Acho que alguns são como marcas. Mas não podem nos ofuscar. E se não errassemos, não saberiamos disso.

"Eu tenho o direito de errar
Meus erros me farão forte
Estou entrando no grande desconhecido
Sinto que tenho asas embora eu nunca tenha voado
Eu tenho minha opinião
Eu sou de carne e sangue até o osso
Eu não sou feita de pedra
Tenho direito de errar
Sendo assim, me deixe em paz"

E nós temos direito de errar. As pessoas precisam nos deixar tomar decisões e enfrentar as conseguências das mesmas. Tudo o que podem fazer por nós é nos dar apoio, conselhos (mesmo que estes não forem ouvidos) e o mais importante: Nos ajudarem a ver onde erramos. De nada adiantará tentarem tomar nossas dores. Pois há coisas que precisamos sofrer, para aprender a jogar este grande jogo que é a vida.

Há pessoas que erraram muito e nada aprendem. Porém eu acho que não é julgando-as, ou lhes dizendo constatemente que estão erradas, que elas vão perceber isso.
Eu tenho 98% de certeza sobre uma coisa: As pessoas só aprendem algo por si mesmas. E o que quero dizer com isso é, não adianta eu querer falar milhões de vezes que algo esta errado. Elas só vão aprender quando decidirem isso ou quando algo mexerem extremamente com elas. A cura e doença estão dentro de nós mesmos, é o que dizem.

Diante disso o que posso dizer é:

"Me deixem errar.. Meu erros me farão mais forte. Apenas estejam do meu lado, sempre."

"Eu tenho direito de errar
Já me seguraram por muito tempo
Eu tenho que me libertar
para finalmente respirar
Tenho direito de errar
Cantar minhas próprias canções
E posso ficar desafinada
Mas com certeza me sinto bem assim"

Não são somente os adolescentes que precisam dessa liberdade para errar. Os adultos também precisam. Mas quando se é adolescente, se acha que tudo, ou a menor palavra é o indicio de prisão.
Não digo que é para se liberar tudo. Digo apenas que não adianta tentar prender, achando que vai dar certo.
A liberdade é uma ótima arma, sabendo usá-la.

E viva os erros. Pois com certeza, se sofre com eles, mas não há fonte tão grande de aprendizado, para quem souber interpretá-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário