sexta-feira, 25 de março de 2011

Responda ás suas próprias expectativas

Sua mãe espera que você faça uma faculdade e que curse balé. Que namore alguém que tenha "nível".
Seu pai quer que você assuma os negócios da família, ou que arrume logo um emprego.
Seus amigos querem que você saia mais, que ouça as músicas que estão entre as 10 mais das paradas.
Sua namorada quer que você ligue todos os dias, de preferência de manhã, a tarde e a noite. Que siga os amigos dela, e que sorria quando alguém diga algo que você não gostou.
E você se cobra, tentando satisfazer a todos.

Cursa o que seus pais acham melhor. Assiste o que todo mundo comenta no outro dia. Se mata fazendo uma coisa que odeia, simplesmente porque é assim que sua família acha que você deve ser.

Você dorme e acorda pensando nisso. Será que eu magoei alguém? Será que vão ficar satisfeitos com meu desempenho? E se não ficarem? E se eu simplesmente não for bom o suficiente?

Mas... Como diz meu amigo John Constantine, há sempre um porém.
O que você quer? O que você sonha? E se você for bom do seu jeito e não do jeito que as pessoas esperam que você seja? Você será menos por causa disso? Seus talentos são menores, só porque as pessoas queriam que você tivesse outros?

Acreditem, eu já passei por isso. Eu fiz, ou pelo menos tentei cursar uma faculdade que minha mãe achava boa. Tentei ter o emprego que minha família achava bom. Tudo para ter a aprovação das pessoas.
E no fim, só tive uma bela de uma explosão, além de tristeza e uma sensação de tempo perdido.

Na época, sempre achei que seria a pior das pessoas, se não tivesse ao menos a aprovação das pessoas que eu gostava.
E eu não era eu mesma. Mas quando tudo explodiu, eu percebi que não valia a pena estar viva apenas para satisfazer os outros.

Que eu tinha meus sonhos, meus desejos. E estes eram diferentes e distantes daqueles em que eu estava.. Então eu mudei tudo...Larguei a faculdade, o emprego. Passei por maus bocados, mais acabei conhecendo uma pessoa que eu admiro muito... Eu mesma.
Sinceramente não me trocaria por alguém que preenche perfeitamente os requisitos da minha familia. E hoje minha familia, acho eu, também não trocaria.

Estes dias, percebi que havia esquecido isso. Lá estava eu, entrando novamente no ciclo vicioso que é o de viver para encarnar o ser perfeito para as pessoas ao redor.
Será que as pessoas vão gostar do que eu visto? Do que eu falo? Do que eu ESCREVO?

Mais ai veio uma voz amiga, por coincidência me lembrar que eu devo responder ás minhas próprias expectativas. Simplesmente porque a vida é minha, e eu só vou viver uma vez.

Não, meus caros amigos.. Não é para vocês sairem matando as pessoas por ai.. É simplesmente para não deixarem ninguém viver as suas vidas.
Se até mesmo Deus, nos deu livre-arbitrio, porque temos que nos sujeitar a satisfazer as vontades de meros mortais?

2 comentários: