sexta-feira, 8 de abril de 2011

O dia...


Que para alguns, não terminou...





Eu fiquei sabendo da noticia pelo celular. Uma chacina no Rio de Janeiro.
Assim que cheguei em casa, tratei de procurar saber tudo o que tinha acontecido.
Uma pessoa entrou numa escola, portando armas e munição. E em cinco minutos matou 15 crianças.

O que leva uma pessoa a fazer tal ato? Demência, ódio? E alguma coisa justificaria tal reação?
Na minha opinião, não.

Hoje em dia, as pessoas são criadas com mais liberdade. Há mais compreensão por parte de pais, professores. Para tudo há um porque.

"Uma criança bate em outra porque sofre violência em casa."
"Um adolescente é violento porque viu filmes de guerra."

Porém há uma coisa que eu sempre me pergunto. Antes de tudo, não deveríamos ensinar aos nossos filhos que, não importa a situação, não importa o que aconteça ou o que nos faça, sempre devemos amar?

É uma realidade que existem bullying, negligencia dos pais, preconceito da sociedade, mas será que hoje em dia as pessoas estão tão fracas psicologicamente, tão debilitadas, que simplesmente não conseguem superar e seguir suas vidas?

Ninguém precisa ser forte o tempo todo, mais eu me pergunto, aonde foi que a humanidade começou a ser tão ... fraca?
Aonde foi que começamos a depender tanto da opinião dos outros a ponto de morrermos ou matarmos se não formos aceitos por um grupo, ao invés de lutar?Ou será que sempre fomos tão frágeis? E será que, muitas vezes não nós escondemos, aproveitando que existem termos técnicos que nos ajudam e nos influenciam a ser vítima, a sofrer ao invés de enfrentar?


Uma pessoa que entra numa escola para matar crianças.Alguém que deixou vestígios, não confirmados até agora, mas que geram uma hipótese de que fez isso por causa de alguma rejeição, fanatismo...
Será que nós mesmos não ajudamos a criar estes seres, quando ao invés de lhes ensinarmos a serem fortes e enfrentar as situações, o ajudamos a se afundar mais em seu rancor e apoiamos seu trauma?

As vezes eu vejo na TV. As crianças choram e logo vem alguém lhes dizer para chorar mesmo, porque estão sendo vítimas.
Mas não vejo ninguém as incentivando a parar de chorar e enfrentar o que está acontecendo.
Será que tudo não começa ali? Num "passar a mão na cabeça" a mais?

Não, eu não sou sádica. Não apoio violência e incompreensão.
Apenas acho que vemos cenas como essas, e mais pessoas sofrem, porque nós mesmos contribuímos para isso.

Me doeu ler cada nome daquelas crianças mortas. Eu imagino o que elas sentiram ao se ver ali. O que elas fizeram, para que alguém entrasse e atirasse nelas?

E seus pais? Como será para um pai, entrar em casa e não ver seu filho correndo, brincando ou até mesmo reclamando?

E o mundo... O que perdeu? Estas crianças poderiam ter tido a chance de serem adultos maravilhosos. O mundo perdeu a chance de conhecê-las.

Não quero jogar a culpa do que aconteceu em ninguém. Apenas penso se a cada nova catástrofe, tragédia, a cada nova lágrima, não há um dedo de nós mesmos. Se nós mesmos não contribuímos para o que vai nos fazer chorar amanhã.

Por querer?Claro que não. Queremos melhorar sempre, e por mais que pensamos que podemos prever o futuro, não podemos. O que hoje parece ser uma grande idéia, um avanço, pode se mostrar não tão bom assim daqui há alguns anos.

Enfim. Não há palavras para descrever algo neste momento. Vidas foram perdidas e por mais que queremos achar um porque, uma explicação, um erro, nada vai recuperar o que se foi. Podemos procurar, mas não podemos mudar.

Só deixo aqui meus pêsames, meu desejo de força e minha tristeza por ver mais e mais cenas como estas.






Um comentário:

  1. Corrigindo..

    "Uma pessoa entrou numa escola, portando armas e munição. E em cinco minutos matou 12 crianças."

    ResponderExcluir