sexta-feira, 17 de junho de 2011

Caderno de Respostas

Quem não teve um?
Na minha época de adolescente, era febre.
Pra quem não conhece, ou não está ligando o termo ao objeto, aqui vai uma breve descrição. "Caderno de Perguntas nada mais é do que um caderno onde o dono coloca em cada folha uma pergunta sobre os mais variados assuntos de tema pessoal, e passa de amigo para amigo responder."

Ou seja, quando ele volta pro dono, volta cheio de respostas divertidas e/ou comprometedoras. Ou não.

Dias desses achei meu caderno de perguntas de quando eu estava na oitava série. Tinha meus 13 anos e era cheia de opiniões imutáveis. Pelo menos era o que eu pensava. E meus amigos também pensavam assim.

Relendo o caderno pude ver que a maioria dos meus amigos gostavam de Legião Urbana, e me lembrei que a música tema da nossa viagem de formatura foi "Faroeste cabloco".

Vi que as meninas eram fascinadas no Backstreet Boys, e que a maioria das respostas na questão "Qual o homem mais lindo na sua opinião" era uma divisão entre Nick Carter e Leo DiCaprio.

Outra coisa curiosa foi que, a maioria que respondeu que não queria se casar tão cedo na questão "Você pretende se casar" hoje estão casados, e com filhos. E os que sonhavam com o casamento desde aquela idade, estão solteiros.

E tudo isso, me fez ver como eu tenho saudades daqueles tempos e de como as pessoas mudam... Naquele caderno de capa prateada estão todos os sonhos de uma geração. As esperanças, as dúvidas. As brincadeiras.
Provavelmente o nome do primeiro amor de todos aqueles alunos da 8ª série estão naquelas respostas na questão "Por quem você é apaixonado", onde na maioria das linhas se vê somente tracinhos, pontilhados, estrelas e uma letra como pista.

É estranho olhar agora para as pessoas que responderam, depois de reler o caderno. Principalmente das pessoas que ja não falo mais com tanta frequência. Porque no caderno está as opiniões e um pouco do ser das pessoas que conheci há 10 anos atrás, meus amigos, minha turma, com quem passei anos. E eu não sei mais se estas pessoas do caderno existem.
Eu mesma, relendo minhas respostas, elaborei outras tão diferentes, respostas que hoje acho tão mais completas!

E ri, quando comentei isso com um conhecido meu, mais experiente pelo menos 40 anos. Ele disse:
"Menina, guarde este caderno. Quando você chegar na minha idade, talvez você veja que estava mais certa quando tinha 13, do que quando tinha 23,33, 43."

E de alguma forma, esta frase deste conhecido me pareceu acertada. Por isso escrevi ela no fim do meu caderno de respostas. E quando eu estiver mais velha, quero relê-lo, para confirmar se esta frase é verdadeira.

Enfim, eu não sei se outras pessoas tem ainda seu caderno de respostas. Mais se tiverem, releiam.
Vocês podem conhecer pessoas que vocês nem lembravam que existiam. O vizinho, o ex colega. E a menina que um dia você foi, há alguns anos atrás...

3 comentários:

  1. Nossa Ana você tirou essa do "fundo do baú" rsrs quando comecei a ler o post não lembrei-me imediatamente do caderno. Já tive um também! Mas nem sei se está guardado, vou procurá-lo!rs Foi bom lembrar desse tempo...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Vinicius!.
    E Lu..Nossaa.. Se você ver minhas respostas naquela época...

    Realmente foi como conhecer outra pessoa! Ou Re-conhecer.. rsrs

    Tava ate pensando em fazer um novo, para comparar daqui há alguns anos.. Vamos? rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir