terça-feira, 12 de julho de 2011

Foram dez anos. E daqui 3 dias chegará ao seu final.

“O Sr. E a Sra.Dursley,da rua dos Alfeineiros, n°4, se orgulhavam de dizer que eram perfeitamente normais, muito bem, obrigado."

Esta foi a primeira frase que lemos no primeiro livro – Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Há quem pensasse que aquela só seria uma história de bruxos,mas a trama foi se desenrolando de tal forma, que não se pode deixar de reconhecer o que foi, e é, a história de Harry Potter.

Há quem nunca leu, ou viu os filmes, pode achar que se trata de algo fantasioso demais.Algo de criança. Porém, o que posso afirmar é que os que viram a saga, aprenderam a ser pessoas melhores. E aprenderam muito do que acontece na vida real.
Não são nossos talentos que mostram aquilo que realmente somos, mas sim as nossas escolhas. (Alvo Dumbledore)


No decorrer da saga, quando Harry vê cada vez mais semelhanças entre ele e Voldemort, se pergunta se não é como ele. E então ele aprende que podemos ter várias semelhanças com pessoas ruins. As pessoas que mais odiamos. Mais são nossas escolhas que fazem a diferença.HP ensina sobre lealdade, amizade, coragem. Ensina algo que não vemos mais hoje em dia: Nobreza.

Talvez por isso, J.K Rowling escreveu sua trama em cima de algo que para muitos é fantasioso. Porque fala de coisas que são raras demais para acreditarmos que existe na vida real.

"Existe todo o tipo de coragem. É preciso muita audácia para enfrentarmos nossos inimigos, mas igual audácia para defendermos nossos amigos" ( HP e a pedra filosofal)

Estamos perto do fim. O ultimo filme, depois de muitos já terem lido o ultimo livro. Me perguntaram porque muitos acham tão importante o filme,se já conhecem o final;

“Imagine uma vida toda lida em um livro. E depois imagine vivê-la. Você sabe que vai morrer, mais mesmo assim quer sentir o gosto das lágrimas, novamente, no final.”

Eu poderia aqui deixar meu adeus a Harry Potter. Porém o adeus não existirá. Pois, mais do que os personagens, seus ensinamentos e lembranças ficarão para sempre.E por isso todos os livros estarão sempre na estante, me convidando a lê-los de novo, e de novo e de novo.

"Chegou a hora de escolhermos entre o que é certo e o que é fácil." (HP e a ordem da Fênix)

Sim, chegou a hora. Fácil é esquecer. Certo é guardar para sempre algo que nos deu tantos sonhos e ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário