quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Privatizações


Estão querendo fazer algumas privatizações aqui em Salvador, e hoje em dia o povo resolveu fazer protesto na internet. Tudo certo. Todos tem o direito de protestar contra aquilo que não lhe agrada. Porém porque as pessoas só olham o lado negativo das coisas?

A VALE, era uma empresa estatal e não era nada. Foi privatizada e hoje é a segunda maior mineradora do MUNDO.

As telecomunicações antes das privatizações eram o quê mesmo? Nada bom. Hoje em dia por mais problemas que a população possa ter com mau atendimento, os problemas de hoje não chegam nem perto, dos problemas do passado.


Vista aérea da Estação da Lapa em Salvador
Mas o caso aqui em Salvador é um pouco mais simples. Estão querendo privatizar o Elevador Lacerda ( que só vive capenga com apenas uma ou duas cabines funcionando ), e duas estações de ônibus. A da Lapa que se não for a maior estação de ônibus do Brasil, é pelo menos a maior estação elefante branco do Brasil e a estação Mussurunga. A estação da Lapa consiste em dois andares onde param-se diversas linhas em cima e embaixo.

A estação foi inaugurada em 7 de novembro de 1982, de lá pra cá nunca passou por uma reforma geral. Hoje em dia, além do lixo contido lá, temos várias escadas rolantes quebradas ( inclusive a maior do Brasil está ou estava situada aqui. Quebrada ).

A outra, é a estação estação Mussurunga que é bem mais recente, construída já após o ano 2000. É uma estação simples, sem escadas ou outros problemas.

O que diferencia as duas além dos problemas, é que a estação Mussurunga ela é toda fechada. Ou seja. Quem entra através de um ônibus pode pegar outro sem pagar nada. A chamada integração. Quem estiver do lado de fora, paga a tarifa vigente do transporte coletivo, e entra para pegar o seu ônibus sem outro custo.
Na Lapa isso não existe. O que existe é um lugar onde qual quer um pode entrar, para roubar, usar drogas e etc. Com a privatização da Lapa, o mais provável que aconteça é se fechar ela para que o mesmo processo existente na outra estação possa ser colocado em prática nela. A população não teria custo a mais, em nada.


Elevador Lacerda
O elevador Lacerda a prefeitura voltou atrás, e não vai mais privatizar devido ao grande número de protestos. Porém disse que a tarifa será reajustada. Atualmente a tarifa do elevador custa apenas R$ 0,15 centavos.

Agora eu pergunto a vocês que estão lendo. A população do Rio de Janeiro, anda no Bondinho do Pão de Açúcar todo dia? Não. Apesar do Elevador servir pra ir de um lugar para outro onde existem negócios, diferente do Bondinho no Rio, o Elevador deveria ter uma tarifa para turistas. Assim sendo a população de Salvador usaria como transporte alternativo os planos inclinados Gonçalves, e Pilar, localizados próximos ao elevador e que levam a praticamente ao mesmo local.

O turista não vem à Salvador andar de plano inclinado....já a população pode se acostumar perfeitamente com o plano inclinado.


Agora só nos resta esperar os próximos capítulos desse problema, para ver o que vai acontecer.

4 comentários:

  1. vender o brasil é foda, privatizações não dá!

    www.foiporquerer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara acho que voce está com a razão !
    Ao invés de privatizar o Elevador Lacerda,passar a cobrar uma tarifa diferente seria a solução.Como voce postou,cabraria-se um valor bem mais caro que nos Planos,e o Elevador Lacerda ficaria só pra "turista" ou para aquele cidadão que se achasse assim,rsrsrs.Como muitos irião se vangloriar em dizer : andei hoje no LACERDA !! e isso seria até motivo de vaidade,rsrsr

    ResponderExcluir
  3. CONCORDO e estou louco pra que isso aconteça.
    Quando tiver que ir de baixo pra cima ou de cima pra baixo,vou de LACERDA,rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. E pensar q a vista de quem desce pelo Plano Inclinado é beeeeem mais bonita q a do Elevador Lacerda (q nao é panorâmico!!!)
    Concordo em aumentar a tarifa e deixar apenas como ponto turistico (q já é!). Antes de tudo teria q passar por uma reforma q preste e nao somente obra pra enriquecer empreiteiro. Acho q deveria privatizar a Lapa sim!!! deixa as lojas, as lanchonetes, o "shopping" pagarem por isso!! Mas não bastará arrumar se a cambada de gente mal educada q existe nessa cidade nao se comprometer em manter, ne??

    ResponderExcluir