sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Horário de Verão na Bahia


O Verão vem chegando e traz com ele seu famoso Horário. A partir deste domingo todos os relógios do Centro-Oeste ; Sul e Sudeste do país deverão adiantar uma hora. Mas, por que me preocupar se estou no Nordeste e aqui não adere? Ah o Nordeste...que é constituído de 9 estados! Eis a questão: a Bahia fica no Nordeste? Sim, é claro, não bebi para fazer esse texto. Mas a razão dele está sendo feito é porque mais uma vez a Bahia vai aderir o horário de verão.

Foram 8 anos sem esse problema. Sim, problema. O horário de verão foi criado para diminuir custos e melhorar a economia. Na Bahia, esses ganhos não são significativos. O próprio Wagner - Governador da Bahia - diz isso: “O horário de verão é uma decisão do governo federal (Decreto 6.558/2008) para preservar energia e o meio ambiente, mas, no nosso caso, a maior vantagem é interagir com o horário de Brasília”. Interagir com Brasília? Que dizer que se a Bahia não adotasse não iria interagir?

A economia de energia com o horário de verão será de 3% a 3,5% em todo o país. Já na Bahia não chegará a 1%, admite o governo. “A economia é importante, mas o que acontece é que a Bahia está num nível de integração com as regiões Sul e Sudeste, e isso implica horários de voos, bancários. Os empresários têm pedido insistentemente ao governo isso”, justifica o secretário de Indústria e Comércio, James Correia. Então, o governo da Bahia admite que é apenas pelos empresários. Isso é um absurdo! Mais uma baixa do governo Wagner à frente do Estado. Em nada interfere o horários de voos e bancos, pois eles já são atualizados, se não como os outros estados conseguem se adequar? E a cidade de Juazeiro - interior do estado - em que os bancos não aderem o horário por causa de Petrolina-Pe. Essa desculpa é apenas um "migué" do governo.

E a segurança? Questionado sobre o aumento da insegurança das pessoas que saem cedo de casa para trabalhar, o governador citou dados da segurança pública, que não foram apresentadas na ocasião. “A incidência de crimes tende a zero nesse horário da manhã, por volta das cinco horas”. Vejo o senhor governador falar e não mostra. Os dados de insegurança na Bahia nos últimos anos, e principalmente nos últimos meses, são alarmantes. Segundo o "Correio da Bahia" o Sindicato dos Rodoviários enviou carta ao governador Jaques Wagner se posicionando contra a implantação do horário de Verão. Os argumentos foram que os trabalhadores que chegam às 3h no trabalho seriam penalizados e que a insegurança é grande nas ruas de Salvador. Então, que fala a verdade?

A Bahia deixou o horário em 2003, na era de Paulo Souto. Ele fez uma pesquisa que revelou que a população era contra o horário. O Governador do estado, ignora o povo e adota uma medida para beneficiar empresários. Isso é lamentável! Além disso, diz que o índice de crime cai para zero às 5h. De que estado estamos falando? Onde o Governo Wagner quer parar?

Lamento muito a volta desse famigerado horário à Bahia. Gostaria muito de ver estudos que comprovam algum ganho para o Estado. O fato é que mais uma vez aparecem provas de que a Bahia está sendo governada por empresários. Quem sofre com isso são os baianos trabalhadores que a partir de amanhã às 0h vão ser obrigados a adiantar o relógio em 1h.

5 comentários:

  1. Muito bom seu blog
    bem informativo
    Voltarei mais vezes para acompanhar!
    Beijos
    mairacintra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, não acho que seja apenas o lado ruim que devemos olhar. Tudo nessa vida existe um lado positivo e o negativo. Quando a Bahia, ficava fora do horário nacional, todos nós baianos temos que modificar nossa rotina, para nos adaptarmos ao horário de Brasília, e com o horário de verão seguimos nossas vidas normalmente. Porém, como eu disse lá em cima, tudo tem seu lado negativo. O lado negativo fica por conta da violência e para as pessoas que vão precisar acordar de madrugada.

    Bom lembrar também, que quem trouxe o horário de verão para a Bahia da primeira vez foi o finado Antônio Carlos Magalhães, e na época não me lembro de tanta gente reclamando. Séria uma perseguição ao governo atual?

    ResponderExcluir
  3. Pra mim é ótimo, pq a programação começa mais cedo, até pq meu estado não segue o horário de verão, graças a Deus

    ResponderExcluir
  4. O amigo acima falou tudo, a programação da bahia entrará no mesmo horário de Brasilia e demais estados, logo Bahia deve ter um índice de audiência muito bom para a Globo e claro que ela mexeu seus pauzinhos, Vale lembrar que tem um projeto sendo votado para abolir os fusos do brasil, que são 4 ou eram, estou meio esquecido, mas acho que o acre aderiu ao fuso de Manaus, algo assim... tudo para que o Futebol, Faustão e demais programas comecem na mesma hora e os comercias também.... abraços

    ResponderExcluir
  5. eu queria saber quem foi que trouxe o horário de verão pela primeira vez ao brasil...

    ResponderExcluir