segunda-feira, 31 de outubro de 2011

SUPLEMENTAÇÃO / ALIMENTAÇÃO


Reconhecemos na atualidade, que o Brasil se caracteriza como um País que cultua o corpo perfeito, simétrico e musculoso.  Esse processo é histórico, e advêm dos tempos coloniais, onde o corpo era utilizado como um instrumento de trabalho, treinos calistênicos intensos, torturantes em muitas formas e a alimentação, já era preocupante naquela época. O capim, era utilizado como suplementação desportiva, há relatos de que os primeiros homens dentro da concepção de fisiculturismo aderiram a moda do capim.

Com o decorrer do tempo e as mudanças corporais, físicas do homem, hábitos de alimentação tiveram que ser mudados também, falando dentro do âmbito fitness, é preciso modificar seus hábitos alimentares para atenderem as suas necessidades calóricas para exercermos funções básicas como: correr, andar, respirar, beijar, jogar, sem delongas, sobreviver.

A febre de suplementos nos dias atuais age como uma alienação para a massa jovem que esta entrando no mundo da musculação, esses, acaba negligenciando uma alimentação saudável, sendo fruto do marketing que gastam milhares com embalagens coloridas e chamativas.

A alimentação do dia-dia é fundamental para suprir nossas necessidades calóricas, prova disso é a classe operária, vulgo: “mestre de obra, pião, pedreiro e outros”. Quem nunca passou pela frente de uma obra e viu aquele prato colossal de manhã com feijão, carne do sol, aipim, cuscuz? Pois é, para aguentar o tranco pesado, o sol na testa e a correria do dia, é preciso uma alimentação “saudável”.

Não quero desmerecer a finalidade nem o uso do suplemento, mas como Educador Físico, digo que o principal para suprir suas energias diária é a alimentação, tudo que você pode encontrar em um suplemento, há em abundância em alimentos naturais.  Com isso, digo que suplementos é bom, é, para atender a necessidade de pessoas praticantes de atividades física(intensa), pessoas com problemas para ganho de massa muscular(abaixo do peso recomendável por idade/sexo) e pessoas que querem um melhor desempenho em determinada atividade.

Sempre pergunte-se: o que comer, não o que suplementar.
Vou ficando por aqui, essa conversa toda me deu fome. 


*** TEXTO FEITO PELO COLABORADOR DO BLOG, MICLEI

Nenhum comentário:

Postar um comentário