domingo, 15 de janeiro de 2012

BAILE BARROCO

**TEXTO MAIS VISUALIZADO DA SEMANA.

Uma  merecida homenagem  aos 20 anos de axé!

Gravado  no carnaval de Salvador 2005, Baile   Barroco  é uma linda homenagem  ao carnaval da Bahia  e  principalmente aos 20 anos de axé! O DVD  feito por Daniela  Mercury   conta com belas participações     e um repertório   bastante ousado  e criativo.
A  primeira musica  é o clássico  “Baianidade Nagô”  hit que fez bastante  sucesso  na voz de Robson “Joka”  na banda  Mel  e que outros grandes nomes do axé  também passaram  incluir em seus  repertórios por se tratar de uma bela canção   que retrata o carnaval de Salvador com uma linda  letra. A  seguir  vem “Trio  Metal”, musica    gravada no  primeiro CD   Ao  Vivo  de Daniela  que faz uma homenagem a  Armandinho, Dodô  e  Osmar  os criadores do Trio Elétrico  e  “Prefixo de Verão”  outra linda  homenagem da Banda Mel  ao carnaval baiano.

Em  “Mâebê Dandá”   faixa  04 do DVD, O  publico  ganha destaque! Nessa faixa  é mostrado a grande mistura  de raças que ocorre no carnaval de Salvador, Aparecem pessoas de  varios tipos: Negros, Brancos, Amarelos, pessoas do bloco e da pipoca   e até  os associados do bloco  filhos de Gandy  marcam pressença!

A  seguir  vem uma  bela  interpretação  da artista para o pot-pourri  “Ladeira do Pelô, Faraó  Divindade do Egito e Protesto  Olodum (E lá vou eu) “  e a participação  de  Gilberto Gil  em “Vamos Fugir”  momento em que  é  retratado  os grandes encontros de artistas  que  ocorrem na festa de momo  em Salvador.

“Meu pai Oxalá”  é um clássico de Toquinho e Vinicios de Moraes  e  está  pressente    em uma forma carnavalesca  na faixa 07 do DVD! A  seguir  a homenagem  ao  bloco  e  afoxé  “Filhos de Gandy’ se faz pressente  com  o sucesso  “Olha o Gandy Ai”. “Força do Illê’, Illê  Perola Negra”  e Aquarela  do  Brasil dão continuidade  ao repertório. Essa ultima canção  tem a participação  de  Ricardo  Castro  no piano.
A  seguir, Daniela   canta um trecho de “Chão  da praça”  para  emendar, desta vez  por  completo, a musica “Axé Axé”. Um  dos  melhores  momentos  desse  trabalho! Outro  grande  momento  é a participação  de Luiz Caldas   em “Fricote”  na faixa seguinte!

‘Rapunzel”  é  a faixa de numero 14 e logo na seguencia  “Chame Gente”  é  outro grande momento  de “Baile  Barroco”.

“O Canto  da cidade”  é outra musica com o arranjo de Ricardo Castro  no piano. Ele  inclusive marca pressença em varios momentos no DVD  e foi um convidado que Daniela o trouxe para fazer uma inovação  no seu desfile  de carnaval daquele ano, pois Ricardo  é  o  primeiro pianista a tocar em cima de um trio elétrico.
O  trenzinho  do  Caipira”, “Prelúdio numero 2BWV 847  em dó menor do cravo bem temperado”  e ‘Aria  Cantilena” são as faixas seguintes e também tem a participação do pianista   que faz uma apressentação belíssima no DVD!  “Pot Pourri  Expresso  2222  com  “Eu  só quero um xodó  e  Asa Branca”  continuam o trabalho   e “La danza Del Tezcatlipoca  Rojo”   com “ Roda Viva”  e “ Tem que valer”  termina  o  trabalho  com  as participações de  Ramiro  Musoto, Fernanda Porto e Kalendoscópio

TEXTO FEITO POR FELIPE MENEZES.

Um comentário: