sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Adeus Wando

Wando, nome artístico de Wanderley Alves dos Reis, (Cajuri, 2 de outubro de 1945 — Nova Lima, 8 de fevereiro de 2012) foi um cantor brega-romântico brasileiro. Além da música, era conhecido por ganhar calcinhas de suas fãs durante os shows. Wando possuia uma coleção da vestimenta estimada em 17 mil peças.
O hipocorístico Wando foi dado por sua avó. Ainda pequeno mudou-se de Cajuri para Juiz de Fora, onde formou-se em violão erudito e começou a lidar com música por volta dos 20 anos. Nessa época já participava de conjuntos e se apresentava em bailes na região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda (estado do Rio de Janeiro), onde trabalhou como caminhoneiro e feirante.
Sua carreira de cantor iniciou-se em 1969 e o sucesso veio em 1973 quando gravou seu primeiro disco na Discos Copacabana. Compôs para outros medalhões da MPB, como Jair Rodrigues, que no ano de 1974 gravou “O Importante é Ser Fevereiro”. Em 1975, Ângela Maria gravou "Vá, mas Volte". “A Menina e o Poeta” foi gravada por Roberto Carlos em seu álbum de 1976. "Moça" (1975), "Chora Coração" (1985), que fez parte da trilha sonora da telenovela Roque Santeiro, e, principalmente, "Fogo e Paixão", lançado no álbum O Mundo Romântico de Wando, de 1988, foram seu maiores sucessos.

Wando, morreu na manhã da última quarta (8), aos 66 anos, em decorrência de um infarto seguido de parada cardíaca. Ele estava internado há 13 dias, no Hospital Biocor, em Nova Lima (MG).
"Um amante das mulheres: assim podia ser definido Wando, não apenas no sentido sexual, tão propagado por seus versos. Amante não só na cama. Não só no chão. Wando era um apaixonado pela feminilidade. Paixão esta que traduzia em um ícone que se tornou sua marca registrada, sem perder qualquer traço do romantismo, do humor e do espírito brega que, nós, brasileiros, carregamos. Pensou em Wando, pensou em calcinha.
Mas podemos pensar em Wando também ao lembrarmos de uma rosa a ser entregue à mulher amada. Ou então, ao imaginarmos uma seresta embaixo de uma janela de sacada: ocasião ideal para entoar os versos de 'Fogo e paixão', não é mesmo? E quem mais poderia embalar uma noite de amor tropical, em qualquer região do país, se não Wando e suas pérolas carregadas de dramaticidade?


Tributo da Duloren a Wando, quando o cantor ainda se recuperava de seus graves problemas cardíacos
Tributo da Duloren a Wando, quando o cantor ainda se recuperava de seus graves problemas cardíacos

Wando era a representação plena do romantismo brasileiro (e do nosso povo): entre a paixão fervorosa, o humor e o brega, seus versos sempre geraram identificação, por mais que alguns de nós tenhamos negado durante todos estes anos.
Galã da vida real, Wando nunca foi sinônimo de beleza, mas sempre garantiu seu sucesso junto às 'moças', dentre as puras e as nem tanto, graças a seu carisma, sua lábia, seu jeito brasileiro de conquistas.
Dentre várias homenagens feitas e escritas a Wando, talvez a mais genial seja: 'Um verdadeiro cantor romântico só poderia morrer assim, do coração'."
Por Pedro WillmersdorfWando foi enterrado ontem , por volta das 11h30, no Cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A estimativa da administração do cemitério é de que seis mil pessoas passaram pelo velório, realizado no mesmo local. Pouco antes do caixão descer à sepultura, Gabrielle Burcci, uma das filhas de Wando, chegou a puxar o coro de uma das suas músicas, “Moça” (1975).Uma coroa de flores com calcinhas foi enviada por um grupo de fãs de Venda Nova. O cantor também recebeu coroas de famosos, como Cláudia Leitte e Gorete Milagres.

Deixo aqui meus sentimentos à família, amigos e admiradores desse que foi um dos grandes cantores da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário