segunda-feira, 21 de maio de 2012

Brigadas teatrais

Nesse cenário de perdas e danos para os trabalhadores, as operárias da Omsa não esperam de braços cruzados a data do desemprego coletivo e a atual promessa de “cassa integrazione” (algo semelhante ao salário desemprego), por seis meses. Além de desencadearem uma mobilização em todo o país, através da internet, as operárias ousaram experimentar uma nova forma de luta. Abriram uma frente cultural para suas manifestações, através do teatro de rua e de um documentário.

As brigadas teatrais Omsa se comunicam com meia Itália. Vestidas de vermelho, elas expressam sua dor enquanto combatem, encenando o documentário “Licenciata!” (“Desempregada!”), nascido de sua experiência teatral. Mulheres que passaram mais de 23 anos confeccionando e controlando a produção de meias, entre as paredes da fábrica, agora percorrem estradas reais e virtuais, disseminando sua luta. Uma delas denuncia: “Eles vão para a Sérvia porque querem ganhar mais dinheiro, e pouco se importam com quem, sem lamentar-se, fatigou duramente 20 ou 30 anos. E talvez seja este o problema: sempre trabalhamos sem dizer nunca nada”.

Com o teatro, as trabalhadoras conversam com sua gente no meio das ruas, e com o documentário (já inscrito para concorrer ao prêmio “Doc in Tour 2012 Emilia-Romagna”), alcançam o mundo. Outra das operárias, que como as demais nunca havia feito teatro, assim expressa o momento que está vivendo: “Você não é ninguém, 20 anos de sacrifício e permanece sendo apenas um número, aprisionado no braço da ‘morte’.” Ela se refere à ‘morte civil’ dos que, fora do mercado de trabalho, nada mais contam. São apenas supérfluos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário