quinta-feira, 31 de março de 2011




Hoje dia 31 de março, fazem 47 anos do início da ditadura no Brasil. Para lembrar essa data história, o Blog do Charless, entrevistou um professor de história, para contar um pouco mais sobre esse período para quem não conheceu.  

Abaixo vocês podem conferir a entrevista e algumas imagens desse período.


BDC = Blog do Charless
Entrevistado: Professor Hélio Renato que leciona em colégios particulares de Salvador-BA


BDC: O que gerou o Golpe militar de 1964?

Entrevistado:
Para falar cobre o Golpe de 1964 no Brasil, é importante retroceder no tempo histórico até 1930 com o Golpe de Getúlio Vargas.
Este golpe ao mesmo tempo que veio acabar com a República Velha e enfraquecer o prestígio dos Coronéis, também deu ao Brasil o início da construção de um novo perfil econômico. Falar que o motivo real da tomada do poder pelos militares, foi a penas uma quebra de hierarquia militar, e o discurso ameaçado de João Goulart, na central seria no mínimo ingenuidade.
Em 30, deu-se início a disputa acirrada entre duas novas burguesias. Uma que defendia o capital nacional e fez parte do projeto de Getúlio e a outra uma aliança entre as oligarquias que perderam prestígio e poder com o movimento getulista com o capital multinacional.
Essa disputa, não por militares, mas por civis getulistas e direitistas fortalecidos pelos discursos efervescentes de Carlos Lacerda atravessou as décadas de 30 e 40 quase encontrando terreno propício para o Golpe em 54 com o episódio da rua toneleiros, sendo obstruído pelo suicídio de Getúlio. O Golpe no mandato de Getúlio mas foi adiado pela comoção popular causada pela morte do Getúlio Vargas. Já em 64, com as Reformas de Base de João Goulart, apenas em discurso na Central a Direita brasileira apoiada pelos militares, fortalecidos pelo mundo bipolar, conseqüentemente com o apoio dos EUA, promoveram o Golpe De 1967.



BDC: Quais consequências esse golpe trouxe ao Brasil?

Estrevistado: No campo político-governamental, um endurecimento dos meios de repressão, e supressão da democracia e das liberdades individuais.
No campo social, entende-se que esse momento histórico, propiciou o desenvolvimento de movimentos intelectuais,artísticos cada vez mais aprimorados que buscavam meios críticos para questionar o sistema




 BDC: O que você acha do fato do governo atual estar divulgando documentos da época da ditadura? 

Entrevistado:
“A Justiça social deve vir antes da caridade”(Paulo freire)
A reparação histórica, com informações sobre ocorrido , com sumidos, mortos entre outros é uma questão de justiça, para com aqueles que viveram este momento difícil e lutaram contra o regime.


BDC: Qual sua opinião sobre regimes militares?

Entrevistado:
Abomino qualquer tipo de ditadura, que sufoque por interesses a democracia. 


BDC: O Brasil corre o risco de ter um novo golpe militar?

Entrevistado:
Não acredito, no atual contexto. As ditaduras principalmente na América latina foram apoiadas, e financiadas por grupos que agora não acham interessantes o estado totalitário.


BDC: No seu ponto de vista a Passeata dos 100 mil, foi determinante para o fim da Ditadura militar?

Entrevistado:
Sim, para a abertura política  


BDC: Quais foram as características do governo Militar no Brasil?

Entrevistado:
Totalitarismo
Centralização política
Autoritarismo ao extremo
Apoio multinacional americano
Ditadura de Direita

Nenhum comentário:

Postar um comentário