domingo, 1 de maio de 2011

Mantenha seu PC Funcionando e Sem Problemas (Parte 1)

Mantenha seu PC Funcionando e Sem Problemas (Parte 1/3)
  1. Principais Problemas;
  2. Limpeza e Manutenção;
  3. Como Usar seu PC;
  4. Programas Essenciais;
  5. Segurança na Internet.

Quem nunca teve problemas com o computador atire a primeira pedra!
Se você ainda não, se prepare, uma hora ou outra você terá que lidar com isso também.

Eu sou a prova dos aborrecimentos, dores de cabeça, chatiação que os computadores nos trazem.
Nessas ultimas semanas meu PC deu pau, e cada vez com um problema diferente, como se fosse possivel que ainda isso poderia acontecer.

É sério, isso acontece nas melhores familias. Principalmente em Escolas, Lan-houses, Cyber-cafes e na sua casa! SIM NA SUA CASA. Essas "coisas" perseguem sempre os usuarios avançados ou iniciantes da area de informática.

Mais dificil que resolver os Problemas em PCs dos outros é resolver o da gente, é igual a relacionamento, você da pitaco e acha que é facil, mas quando é seu o caso, aí é outra coisa.

Principais Problemas
PC lento*;
Não liga*;
Reiniciando sozinho*;
Fazendo bip*, biiiiiiiiiiiiiiiiiiiip...
Internet, Audio, Video, TV, Celular ou qualquer* outra coisa multimidia não funcionar.

Se seu problema não está nessa lista fique certo que ele está numa lista muito pior; a Lista Negra dos Problemas em PCs.

Com soluções simples, você pode solucionar muito desses problemas. Sem esquecer é claro que algumas medidas são drasticas.

Como Resolver
PC Lento: Em geral na maioria dos computadores pode o uso de multiplas tarefas; Quando se tem muitas janelas e programas abertos.
-- Você pode resolver fechando as que você não está utilizando no momento ou comprando uma memoria maior compativel com sua Placa-Mãe. Há muita chance de isso ser virus, instale um bom Anti-Virus, dê um Scan e exclua-os.

Computador Não Liga: Esse é bem normal tambem. Tem várias razoes para não ligar, vai do cabo de energia até a queima de algum componente.
-- Verifique se os cabos estão corretamento conectados ou mande alguem capacitado que entenda do assunto dá uma olhadinha.

Reiniciando Sozinho: É muito chato esse. VOcê está naquela conversa boa, ou vendo um artigo interessante e derrepente sem aviso o PC reinicia ou desliga sozinho.
-- Veja se você não clicou sem querer Botão Power do seu Teclado ou CPU. Outra coisa tambem é a alta temperatura do seu processador, a Memoria RAM insuficiente ou queda de energia rápidas. Pode ser tambem Virus, ou a má instalação de Softwares (Programas) ou Hardwares (Partes Fisicas. Ex.: Modem).

Fazendo bip, biiiiiiiiiiiiiiiiiiiip...: Inconfundivel! A Placa-Mãe não está detectando a Memoria RAM.
-- No geral ela está suja com poeira ou no ultimo caso Queimou. Você tem que retirar a memoria e fazer uma limpeza nela. NÃO USEM SABÃO E AGUA POR FAVOR!!! A memoria pode ser limpa com um Limpa-Contados exclusicamente para PCs ou com uma borracha, de preferencia braca, passando pinos da memoria, depois só encaixa-las no lugar e pronto!

Internet, Audio, Video, TV, Celular ou qualquer outra coisa multimidia não funciona:
 Varias pessoas tem probs em instalar modems, ou aquele video nao passou no Player, o Celular não conectou, a Musica não sai a voz. Isso tanto pode ser uma parte de Hardware ou Software.
-- A primeira coisa a fazer é ver se o seu aparelho ou cabo está funcionando. A segunda é ver se os Drives ou Plugins estão corretamente instalados.

Se você for leigo nesses assuntos e não entendeu nada do que escrevi aqui, então leve a algum profissional do ramo para resolver seu problema, nao saia por ai fazendo maluquices que os outros mandam sem antes consultar alguem que sabe mesmo.

Nos Proximos Posts, continuando nessa assunto, vamos falar sobre:
  • Limpeza e Manutenção;
  • Como Usar seu PC;
  • Programas Essenciais;
  • Segurança na Internet.

Você teve algum desses problemas ou está com algum deles, deixe seu comentário, talvez eu possa ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário