sexta-feira, 20 de maio de 2011

O amigo Ideal

Se eu pudesse, listaria todas as qualidades que o amigo ideal tem que ter:
Sincero, atencioso, divertido, brincalhão, corajoso...
Mas acho que uma das principais seria: Presente.

Porque não adianta nada ter o amigo mais perfeito do mundo e quando mais se precisa dele, ele não estar por perto.

Eu procuro ser para meus amigos tudo o que eu acho que um amigo ideal tem que ser, sem esperar que eles façam o mesmo. Porém, eu me dei conta de uma coisa quarta-feira. Algo que realmente me deixou muito chateada.

Eu não sou mais uma amiga presente.

Quando estou junto dos meus amigos, procuro ser divertida, atenciosa, porém eu não ando mais junto deles.

Trabalho, uma familia complicada...Tudo isso me afastou das pessoas que eu mais gosto no mundo.

Uma amiga minha me mandou uma mensagem na quarta, me contando que estava triste, por um acontecimento.
E a única coisa que eu pude fazer foi mandar uma mensagem de volta.
Não podia ligar, não consegui entrar no MSN. Meu trabalho não me permitia ir ate a casa dela.

Ela, minha grande amiga. E eu não pude exercer a principal qualidade de um amigo: Estar presente.


Estar presente, não significa que eu precisaria saber o que dizer a ela naquela situação. Que eu teria que ser engraçada e animá-la.
Estar presente significa apenas estar ali, com ela, compartilhando. Eu poderia ficar calada o tempo todo, com ela ao meu lado, ou enxugando sua lágrima. Eu poderia entrar e sair sem dizer uma palavra. Mas eu estaria ali.
Mas eu não estava.

E isso me fez ver o quanto eu já não estou mais presente com meus amigos. E eu os tenho a todo momento na minha mente! Me lembro dos seus aniversários, guardo coisas para lhe contar e sinto uma enorme saudades de todos. Mas eu não estou mais com eles.

Não, não posso culpar as coisas da minha vida. Meu trabalho ou minha familia. Eu deveria achar um tempo para meus amigos. E isso me faz lembrar de um texto que li certo tempo atrás.

A vida é um pote. Podemos enche-la com pedras, grãos, areia. Pedras são as pessoas realmente importantes na nossa vida. Os grãos são as coisas que não podemos ficar sem e a areia, todo o resto.
Se colocarmos a areia e os grãos primeiro, não haverá lugar para as pedras. Para as pessoas que realmente fazem a diferença.

Se eu pudesse lhes dar apenas mais um conselho, leitores do BDC, eu diria: Não deixem que as coisas tomem o lugar das pessoas que vocês amam e que te amam.

E se eu pudesse fazer apenas um pedido, eu pediria para que cada amigo meu sentisse minha presença ao ler este post e aceitasse meu pedido de desculpas e um convite para um café, um sorvete, um passeio, um bate papo....

Um comentário:

  1. Realmente, com o passar do tempo a vida nos apresenta inúmeras situações no dia-a-dia que nos fazem afastar dos amigos, logo aqueles que sempre estiveram a nosso lado, os inseparáveis de infância ou mesmo os conquistados nos anos seguintes...
    Mas mesmo distantes, devemos sempre arrumar uma maneira de mostrar-lhes que ainda são importantes, fazem parte de nossas vida, fazem parte do nosso tesouro pessoal!

    ResponderExcluir