quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Liberdade de Expressão


A lei garante que todos têm direito à liberdade de expressão:

Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos
Artigo 5º

Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:


VIII - ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

Liberdade? Sinceramente não sei que liberdade é essa. Muitas pessoas falam o que querem e mesmo assim são discriminadas. É que infelizmente, enquanto o mundo for mundo, a hipocrisia vai existir! A coisa funciona mais ou menos assim: digam o que quiserem desde que não falem mal de mim. Ou senão: digam o que quiserem desde que não falem sobre determinado assunto. Ah, me poupem! Liberdade é liberdade e ponto final! Quando se trata de opinião, punir é querer ditar o que o ser humano pode ou não pode pensar! Já pensou se todo mundo que se sentisse ofendido fosse processar o ofensor? Ou toda vez que se sentisse ofendido?

Bom, esse assunto como dizem ‘dá pano pra manga’, só quero com esse post relembrar que todos têm algo chamado liberdade de expressão, sim é isso mesmo: LIBERDADE DE EXPRESSÃO, e querer tirar esse direito de quem quer que seja, é tirar a própria liberdade de se expressar, é criar um mundo de fantasia onde todos são perfeitos. Quem nunca falou besteira que atire a primeira pedra! Acredito que calar não adianta nada, todos podem e devem pensar e falar o que quiserem, doa a quem doer, ou senão criaremos uma “lei” que proíba as pessoas de ‘abrirem a boca’!

Um comentário:

  1. concordo com o que vc disse. As vezes as pessoas reclamam de algo, mas nunca tem coragem para falar. Temos liberdade de expressão e devemos usufruir desse direito.

    meu blog http://thaysrafaelle3.blogspot.com/

    ResponderExcluir