sábado, 17 de dezembro de 2011

Metrô de Salvador

Retrospectiva dos textos postados durante o ano.

Amanhã dia 11 de agosto, está prevista uma manifestação, em comemoração dos 12 anos de obras do metrô de Salvador.
A obra que foi iniciada 2000, e já se tornou o metrô mais caro do mundo ( em relação ao tamanho construído ), no valor de mais de UM BILHÃO de reais, por 6 KM.

Hoje em dia as obras físicas estão praticamente concluídas, faltando apenas alguns detalhes. Porém o metrô segue parado pelas estações, apenas servindo de enfeite.

Recentemente a prefeitura de Salvador anunciou que em Dezembro o metrô entrará em funcionamento para TESTES, em um período de 6 meses. Após esses 6 meses de testes o metrô será aberto ao público de forma gratuita para a população se acostumar com o serviço.

Boa notícia pessoal. Ou talvez má....O metrô de 6 Km, vai ganhar um irmãozinho. Na última segunda o governo do estado, juntamente com a prefeitura, anunciaram que o modal de mobilidade urbana destinado para avenida Paralela, visando a copa do mundo de 2014, será um metrô. O novo metrô fará conexão com o “existente” na rótula do abacaxi, e irá até o aeroporto internacional de Salvador, cortando por completo a avenida Paralela.
O metrô será construído no nível da rua, o que diminui o tempo e o custo da obra, que gira em torno de 2,4BILHÕES. Será construído no grande canteiro central que existe na avenida.

Boa notícia, porque será um grande transporte de massa, e muito importante para as áreas por onde ele irá passar já que vários empreendimentos estão sendo construídos. Boa porque como se trata de uma obra para copa e um legado que o governo do PT pode deixar para Bahia.
Má notícia se deixarem acontecer com esse metrô o que até hoje acontece com o outro que começou a ser construído no longínquo ano 2000.

Dentro de até 45 dias, o governo prometeu lançar o edital de licitação, para que se possível as obras comecem ainda esse ano, já que o tempo está contra nós.

Vamos esperar e ver se dessa vez, as promessas se tornam realidade. E que em breve a população possa contar com um serviço rápido e moderno na cidade, na área de transportes.

( Estava previsto para o dia 13 o início dos testes. Porém no dia 8 o governador do estado disse que muito provavelmente o metrô linha 1 só irá funcionar para a população em 2014, já que o custo para operar 6Km seria gigantesco.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário