segunda-feira, 14 de março de 2011

Além da Superfície...

É engraçado quando me pego pensando sobre o que as pessoas pensam de mim.
E mais engraçado ainda é quando eu descubro o que elas pensam.

Penso que somos um diamante. Para cada pessoa, nós mostramos uma face do nosso diamante. Somos de um jeito no trabalho, em casa, com os amigos, na escola.
E isso não é falsidade. Simplesmente não somos a mesma pessoa todo minuto, e que bom que não somos!
As vezes o trabalho requer mais seriedade, em casa somos mais descontraídos, com os amigos contamos segredos.

Mas se comigo mesma é assim, como é com o outro? Se eu tenho várias faces, e sou mais do que os olhos vêem, e as outras pessoas?
Eu sempre faço esta pergunta quando conheço alguém.. Como são as outras faces deste diamante que acabo de encontrar? Qual parte dele que eu ainda não conheço?

E por isso as pessoas que eu conheço me instigam tanto!
Se eu que sou eu, simples ser humano, quando descubro algo que as pessoas pensam de mim, logo falo baixinho: "Você ainda não conhece um terço!" ou "Você nem imagina como está enganado", imagine as outras pessoas.

E isso me leva a outra coisa. Pra que apenas conhecer superficialmente uma pessoa? Por que ver dela apenas um lado? Se eu posso descobrir muito mais?

As vezes olhamos alguém e vemos algo nela que nos chama a atenção.Pode ser algo bom ou ruim, e esta impressão fica. é o que dizem, e na maioria dos casos é verdade, porque ninguém se dispõe a conhecer o outro, ver se aquele ser humano é daquele modo mesmo.

Então eu simplesmente me permito aprofundar, no ritmo da outra pessoa. Alguns se mostram rapidamente. Outros demoram muito mais. E é uma viagem fascinante conhecê-los.

Uma vez conheci alguém. Os outros o viam como uma pessoa rabugenta e extremamente brava. Eu conheci um ser encantador.
Esta pessoa era encantadora só comigo? Não. O que aconteceu é que ninguém havia lhe dado a oportunidade de mostrar o seu melhor. São os famosos rótulos.
Mas o que tem atrás deles?

Há uma fruta, mas o que tem debaixo da casca? Há frutas que tem uma casaca dura, ou cheia de caroços.. E quando se tira a casca, ela aparece lisinha, macia, saborosa. Eu creio que assim é o ser humano.

E se ao menos demos uma chance? E se nos permitimos conhecer a pessoa totalmente, mesmo que no começo ela nos pareça chata, desagradável ou até mesmo mau humorada?

Lapide, descasque, vá fundo..
Se o ser humano tivesse apenas olhado a superfície, nunca teria descoberto os tesouros do oceano...

Um comentário: