sexta-feira, 22 de abril de 2011

E qual a razão da Páscoa mesmo...?

Estava conversando com um amigo estes dias, e, perguntei a ele se sabia qual a razão de se ter a páscoa.Ele ficou olhando na minha cara e eu percebi que, na verdade, ele não tinha a mínima idéia.Outro me disse que a Páscoa é a época do coelho e dos ovos de chocolate.

Bom... Alguns feriados são complicados, principalmente quando símbolos se tornam mais importantes que o motivo em si. É o caso do Natal, os presentes e o papai-noel.

O verdadeiro motivo, a essência fugiu, e se não tomarmos cuidado, nossos netos somente saberão do coelho e do velho barbudo e gordo. Não estou tratando aqui se os feriados e suas comemorações são válidas ou não, verdadeiras ou não. Só estou questionando que, se os feriados santos tem um significado tão nobre, então por que a nobreza fica de lado e tudo que se lembra é dos símbolos que desviam toda a atenção do foco?

Alguns, nesta época, fazem penitência. Não comem algo que gostam muito, ou então não cortam o cabelo entre outras coisas. Acho bom a força de vontade dessas pessoas, mais então por que não se fazer penitência com coisas que engrandeceriam mais a alma, e não o corpo?

Tentar não mentir por 40 dias, não falar mal dos outros, até mesmo se penitenciar a fazer uma boa ação por dia.
40 dias são pouco para algo que deveríamos fazer sempre, mais seria um começo, não é mesmo?


Há também algo que vi ontem. Algo que mexeu comigo. A noticia de uma garota que tinha um câncer o qual não tinha cura. Ela iria morrer. E sabia disso.
Ela planejou seu funeral, e tentou passar seus últimos dias, da melhor forma possível.

Acho incrível como nossa visão se aflora perto da morte. E acho incrível pessoas que sabem morrer.Sim..SABER MORRER.
A páscoa é a comemoração da ressurreição de Cristo.Mas já que nem todos se lembram disso, poderíamos nos inspirar neste exemplo e, se não sabemos da ressurreição, pelo menos, que saibamos morrer.

As vezes pensamos que, no fim dos nossos dias, devemos fazer loucuras e/ou extravagâncias.
Mas o que eu acho necessário é, sentar, refletir. Ver o que erramos, sem que isso nos remoa ou nos deprecie. E perdoarmos a nós mesmos. E ao vizinho, ao parente, ao desconhecido que um dia passou com o carro na poça d'água e nos molhou todos!E terminar nossos dias amando, a nós e ao próximo. Espalhando amor.
Quem sabe assim, no nosso ultimo dia de vida, saberemos, como Cristo, o que significa, realmente, a ressurreição...

2 comentários:

  1. kkkkkkkkkk eu me fiz essa pergunta ontem!

    A pascoa assim como os outros feriados estão sendo visto como um consumismo desesperado por parte das pessoas, e para as empresas os altos lucros.

    Nessas ultimas decadas estamos vivendo no capitalismo pensando somente em coisas materiais e esquecendo que não devemos apenas alimentar nossos corpos e desejos desse mundo, mas alimentar a alma de Amor, Esperança e Paz.

    ResponderExcluir
  2. O que acho pior na Semana Santa nem é a questão do 'coelho ou ovos'... é o reunir a família em plena sexta-feira santa para a comilança e bebedeira!! Nunca vi ninguém em sã consciência comemorar a morte de um Pai. Se essa festa fosse no Domingo, que é o dia da Páscoa, aí tudo bem!! Faria sentido!!

    ResponderExcluir