quarta-feira, 27 de abril de 2011

Educação

Amanhã é o dia da educação.

O que tem acontecido para que haja melhoria?

O que falta? Professores bem remunerados e preparados? Colaboração dos pais?



ORDEM E PROGRESSO – Educação como prioridade! Sem ordem, sem progresso.


Quem ama, educa! É título de um dos livros de Içami Tiba. No livro ele fala sobre como educar os filhos ao criá-los. Sobre como possibilitar, desde o nascimento, que eles sejam pessoas responsáveis por sua felicidade e conscientes de sua responsabilidade social. Sobre como dar-lhes autonomia de modo que tenham condições mínimas de viver sozinhos, sem se desmanchar cada vez que precisam sair do mundo criado pelos pais.
Médico, Psiquiatra, realizou mais de 72 mil atendimentos psicoterápicos a adolescentes e suas famílias, é autor de diversos livros sobre educação (mais de 850 mil livros vendidos) e ministrou milhares de palestras em escolas e programas de TV. Quem Ama, Educa! Foi o livro campeão absoluto de vendas de 2003 segundo a Revista Veja. (Retirado do site http://www.portaldafamilia.org).

Dias atrás, assisti no programa apresentado pela Ana Maria Braga: ‘Mais Você’, uma psicopedagoga falando sobre a mentira. Muitos pais ensinam seus filhos que não podem mentir, mas fazem exatamente o contrário! Exemplos: Quando alguém liga e a mãe pede para criança dizer que ela não está. Quando a mãe compra alguma coisa e pede que o filho (a) não conte para o pai ou quando o pai vai até algum lugar com o filho e diz pra ele não contar pra mãe. Falar mal de parentes, pessoas, na frente dos filhos e se comportar de maneira diferente na presença da pessoa...
Ela também disse que a formação básica do caráter de uma criança acontece até os sete anos de idade e que é muito importante ter atenção nesse período!

Alguns pais acham que educação é dever do mundo, da escola. Não sei se terei filhos, mas além do ótimo exemplo que recebi dos meus pais, tenho ‘estudado’ como educá-los.

Conheço uma escola precária, tanto no quesito ambiente escolar quanto no quesito educação, e mesmo assim existem pais omissos com essa realidade! Que podem mudar seus filhos de escola sim, que eu sei, mas não mudam!

Jogar toda a culpa no governo é muito fácil! A pergunta é: o que cada cidadão brasileiro tem feito para que haja melhoria na educação?


"Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido." C.S.Lewis



"A educação faz com que as pessoas sejam fáceis de guiar, difíceis de arrastar; fáceis de governar e impossíveis de escravizar." Henry Peter


"O progresso é impossível sem mudança. Aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada." George B. Shaw




Nenhum comentário:

Postar um comentário