sexta-feira, 9 de março de 2012

IDSUS

O acesso e a qualidade dos serviços de saúde do país agora serão avaliados de forma mais transparente. O Ministério da Saúde lançou dia primeiro de março o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS 2012), ferramenta que avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência). O índice verificou como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população.

“Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá de base para que os dirigentes dos três níveis – federal, estadual e municipal – tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país”, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O IDSUS avalia os serviços dos municípios, regiões e estados com pontuação de 0 a 10 e mede o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados. “Como vivemos em um país com grande diversidade, a avaliação considera a existência de seis grupos homogêneos de municípios, que possuem características similares como população, perfis socioeconômicos e epidemiológicos. Nós estamos avaliando como o SUS está cumprindo seus princípios e diretrizes, como a universalidade do acesso e a integralidade da atenção”, explicou o diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS, Paulo de Tarso.

O IDSUS faz parte do Programa permanente de avaliação do SUS. Esse é mais um instrumento que o Ministério da Saúde criou para avaliar o SUS, assim como a Carta SUS, que começou a ser enviada aos usuários em janeiro deste ano. A ideia é aproximar, cada vez mais, o Ministério aos cidadãos brasileiros.

Índice varia de 0 a 10

O IDSUS é uma ferramenta que avalia o acesso e a qualidade dos serviços de saúde no país. Criado pelo Ministério da Saúde, o índice avaliou entre 2008 e 2010 os diferentes níveis de atenção (básica, especializada ambulatorial e hospitalar e de urgência e emergência), verificando como está a infraestrutura de saúde para atender as pessoas e se os serviços ofertados têm capacidade de dar as melhores respostas aos problemas de saúde da população. "Além de dar maior transparência ao quadro geral da oferta e da situação dos serviços de saúde, o IDSUS 2012 servirá como instrumento de monitoramento e avaliação para que os dirigentes dos três níveis - federal, estadual e municipal - tomem decisões em favor do aprimoramento das ações de saúde pública no país", explicou Padilha.

De acordo com o índice, o Brasil possui IDSUS equivalente a 5,47. A região Sul teve pontuação de 6,12, seguida do Sudeste (5,56), Nordeste (5,28), Centro-Oeste (5,26) e Norte (4,67). Entre os estados, possuem índicesmais altos os da região Sul - Santa Catarina (6,29), Paraná (6,23) e Rio Grande do Sul (5,90). Na sequência, vêm Minas Gerais (5,87) e Espírito Santo (5,79). As menores pontuações são do Pará (4,17), de Rondônia (4,49) e Rio de Janeiro (4,58). Para se ter uma ideia, o índice avalia com pontuação de 0 a 10 os municípios, regiões, estados e ao país, a partir de informações de acesso, que mostram como está a oferta de ações e serviços de saúde, e de efetividade, que medem o desempenho do sistema, ou seja, o grau com que os serviços e ações de saúde estão atingindo os resultados esperados.

Trata-se assim, do resultado do cruzamento de 24 indicadores, sendo 14 que avaliam o acesso e outros dez para medir a efetividade dos serviços. No quesito acesso, foi avaliada a capacidade do sistema de saúde em garantir o cuidado necessário à população em tempo oportuno e com recursos adequados. Entre esses indicadores estão a cobertura estimada de equipes de saúde, a proporção de nascidos vivos de mães com sete ou mais consultas pré-natal e a realização de exames preventivos de cânceres de mama, em mulheres entre 50 e 69 anos, e de colo do útero, na faixa de 25 a 59 anos.

Já na avaliação de efetividade, ou seja, se o serviço foi prestado adequadamente, encontram-se itens como a cura de casos novos de tuberculose e hanseníase; a proporção de partos normais; o número de óbitos em menores de 15 anos que foram internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI); e o número de óbitos durante internações por infarto agudo do miocárdio. O levantamento de dados para divulgação do IDSUS 2012 será realizado a cada três anos. Desde a idealização até a fase de finalização, o índice deverá ser construído com a participação de vários segmentos do governo, técnicos, acadêmicos e com a participação e aprovação do Conselho Nacional de Saúde.

Índices do SUS

Brasil 5,47

Nordeste 5,28

Basta saber se essas avaliações são confiáveis, pois o que aparenta é que o SUS está ótimo no Brasil. Embora exista uma melhoria, não podemos nos conformar com a saúde no país, já que, ainda, temos muito a evoluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário